Ter uma boa pontuação de crédito pode ajudá-lo a obter o empréstimo desejado mais facilmente. A pontuação ou score de crédito é muito importante já que é através dessa pontuação que a autorização é obtida para um novo cartão de crédito, para aumentar os limites de crédito e até para empréstimos. Por isso muitas organizações financeiras consultam a pontuação de cada pessoa antes de aprovar um empréstimo.

Cada pessoa com CPF e contas bancárias no seu nome pode ser monitorada por instituições de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Essas instituições registram até que ponto cada pessoa paga as suas contas, quando há pagamentos em atraso ou a dívida não é devolvida. Com base nessas informações, cada pessoa recebe uma pontuação conhecida como score.

A score ajuda às instituições financeiras a determinar se o cliente tem uma alto, médio ou baixo risco de pagar as suas contas. A score varia de 0 a 1000 pontos, onde os clientes com uma pontuação de 0 a 300 são considerados de alto risco portanto, há pouca chance de pagar as suas dívidas. De 301 a 700 pontos são considerados de risco médio e, com uma pontuação de 701 a 1000 pontos, são clientes com menor risco de não devolver a sua dívida.

O que fazer se eu tiver uma pontuação não muito alta? Aqui estão algumas dicas para aumentar sua pontuação.

Tenha um nome limpo

Quem tiver um nome sujo no Serasa ou no SPC perderá pontos. Sempre tente chegar a um acordo para qualquer dívida que tenha e comece a pagá-la o mais rápido possível. Não se esqueça de não atrasar as parcelas.

Os bancos colocam o seu nome no SPC quando atrasam o pagamento com cartão de crédito É por isso que, muitas vezes, mesmo que não tenha uma dívida não paga, o problema consiste em pagamentos atrasados de contas de cartão de crédito.

Ter contas no seu nome!

Se tem mais de 18 anos seria bom ter contas no seu nome, isso ajuda a aumentar a sua pontuação no Serasa ou no SPC. Quando já possui a sua própria renda, é aconselhável começar a colocar algumas contas no seu nome, como, por exemplo, a conta de telefone, ‘internet’ ou água.

Dessa forma, terá mais contas no seu nome ao receber o seu cartão de crédito. Pague todas as suas faturas no prazo e sem atrasos, para que as informações sobre o seu perfil de pagamento nas organizações de proteção a crédito, Serasa e SPC sejam positivas e aumentem a sua pontuação.

Atualize os seus dados

Se manter os dados atualizados é mais provável que tenha uma pontuação alta. É melhor fornecer informações verdadeiras antes de as empresas financeiras descobrirem dados falsos ao analisar o seu perfil de crédito.

A atualização dos dados no sítio web da Serasa é gratuita, basta enviar os seus documentos, comprovante de endereço e números de telefone. Pode ser que seja necessária uma certificação notarial para garantir a veracidade dos documentos.

Se deseja ser transparente para a colaboração com as agências de crédito e outras entidades financeiras, mantenha todos os dados sempre atualizados.

Negociação da dívida.

Algo de grande importância em saber como aumentar a pontuação de crédito é não ignorar as dívidas existentes. Se tem dívidas, precisa procurar soluções para encontrar uma maneira que caiba no seu orçamento e saldar as dívidas.

Em muitas ocasiões, pode encontrar ofertas que permitem pagar a dívida por um valor muito menor do que o estabelecido, não hesite em pagar o valor total com os juros, mesmo pagando em parcelas, demonstra a sua disposição em liquidar totalmente a dívida.

Quando chega a um acordo para pagar a dívida, o pagamento da primeira parcela é o primeiro passo para limpar o seu nome.

Cartões de crédito

Não faça muitos pedidos de novos cartões de crédito ou aumentos de limites, pois, isso leva a uma pontuação baixa. Quando solicitações de isenção são feitas, as instituições financeiras as rejeitam, isso é feito como uma forma de segurança para evitar fraudes, caso os dados tenham sido roubados e outra pessoa esteja a tentar solicitar créditos no seu nome.

Embora menos cartões de crédito tenham melhor. Se já possui um cartão com um bom limite, é melhor rejeitar um novo cartão concedido e investir para aumentar a sua pontuação e obter um limite mais alto no cartão

Quanto menos cartões de crédito tiver, maior a probabilidade de aumentar a sua pontuação.

Consultas frequentes

Alguém que é frequentemente consultado por muitas instituições financeiras é considerado pela Serasa e pela SPC como uma pessoa com renda instável. Se tiver problemas financeiros, é um índice que apresenta um risco maior de inadimplência.

Observe que o número do seguro social está vinculado a todas as compras e contas do titular. É por isso que, a cada solicitação de empréstimo ou limite de crédito, as empresas financeiras verificam o seu número de previdência social. Solicite créditos ou empréstimos somente se for realmente necessário.

O registro de cada empresa que consulta o seu CPF na Serasa ou no SPC está presente por um período de 90 dias; muitas consultas num curto período reduzem a pontuação.

Por ter um bom relacionamento com o banco ou a instituição financeira com a qual trabalha, a Serasa receberá informações de que você paga todas as suas dívidas dentro do prazo e, assim, aumentar sua pontuação.

Ao agir dessa maneira, você não precisará fazer consultas frequentes com o SPC ou a Serasa e sua pontuação permanece com baixo risco de crédito.

Звёзд: 1Звёзд: 2Звёзд: 3Звёзд: 4Звёзд: 5 (1 avaliações, médio: 5,00 из 5)
Loading...