Na vida, podem ocorrer situações em que precisa fazer um empréstimo bancário, para resolver uma necessidade urgente ou outros eventos imprevistos.

Solicitar um empréstimo é uma das maneiras mais comuns de obter um crédito. Também pode ir a uma organização de microfinanças. O importante é obter o empréstimo quando necessário, mas infelizmente muitas vezes o que espera é uma decepção ao ouvir a resposta negada pelo aplicativo de crédito.

Nesse momento, a pergunta surge para muitos, mas, porque não posso pedir emprestado? Raramente é recebida uma resposta das instituições financeiras sobre as causas da rejeição.

Há muitas razões pelas quais, um crédito pode ser rejeitado. Neste artigo, coletamos informações sobre as principais razões pelas quais, uma rejeição é recebida e isso ajudará você a se preparar ao solicitar um crédito.

Entre os requisitos bancários para solicitar um empréstimo, ter mais de 18 anos e ter uma conta bancária são as condições básicas, mas não são as únicas.

As razões pelas quais, um empréstimo pessoal não pode ser aprovado podem ser diversas, como veremos abaixo.

Ao fazer um pedido de empréstimo, uma das primeiras coisas que o banco faz é verificar a pontuação do candidato para determinar o cliente com menor risco de não pagar o crédito.

O score como é conhecida essa pontuação, baseado numa consideração de informações pessoais e se utiliza de estatísticas próprias para o banco definir se concederá ou não o empréstimo solicitado.

CPF que aponta empréstimo a ser pago

Ao realizar a consulta de CPF, o banco pode perceber a existência de dívidas que estão pendentes o que leva ao nome sujo. Um CPF negativado, traz consequências como cancelamento de cartão de crédito e impossibilidade de ter acesso a opções de empréstimos entre outras.

Informações pessoais incorretas ou desatualizadas.

Se, ao preencher as suas informações no formulário de solicitação de crédito, inseriu dados incorretos ou mesmo obsoletos, o sistema vão detetar a existência de um conflito de informações. Isso é feito para impedir o uso indevido dos seus dados para solicitar um empréstimo. O fornecimento de informações incorretas ou desatualizadas no aplicativo pode comprometer o empréstimo.

O crédito também pode ser negado se, após aprovação prévia, algum dos documentos não provar as informações fornecidas acima. Se você solicitar um empréstimo no seu nome, todas as informações deverão estar no seu nome, não deverá fornecer dados de terceiros como prova das suas rendas.

Histórico de pagamento

O histórico de pagamentos é um dos fatores mais importantes na avaliação das instituições financeiras para aprovar um empréstimo.

Aqui é considerado se houver pagamentos em atraso, dívidas pendentes deixadas, etc.

Os candidatos que fazem uma solicitação de crédito estão sujeitos a uma avaliação rigorosa. Os bancos analisam se o consumidor costuma adiar o pagamento. Qualquer pessoa que solicite um empréstimo pessoal e está negativado tem uma possibilidade muito menor de obter um crédito. Quanto melhor o seu histórico, maiores as suas possibilidades de ser aprovado para obter um empréstimo pessoal com a melhor taxa de juros.

Capacidade para pagar.

Se o cliente possui renda insuficiente para pagar a dívida não conseguirá empréstimo. Em outras palavras, o cliente tem muitos empréstimos e, possivelmente, o seu salário ou renda não são suficientes para pagar um novo empréstimo.

Os bancos avaliam se o valor do empréstimo não excede 15% do lucro do consumidor. Se você atingir esse percentual, há uma boa chance de que o crédito seja aprovado!

A falta de segurança

Em alguns casos, mesmo que a renda do cliente seja suficiente para pagar o empréstimo, os bancos podem solicitar garantias. Em situações como essa, é conveniente ter pelo menos uma pessoa que conheça o solicitante e garantir que ele é uma pessoa responsável por seus pagamentos.

Perfil do consumidor

Informações como o nível de emprego ou se o requerente é solteiro ou casado influenciam a decisão de aprovar o empréstimo ou não.

Muitas vezes, as pessoas divorciadas podem receber uma negação de empréstimos, pois os bancos entendem que essas pessoas perderam renda devido à separação e isso pode causar problemas financeiros.

Звёзд: 1Звёзд: 2Звёзд: 3Звёзд: 4Звёзд: 5 (1 avaliações, médio: 5,00 из 5)
Loading...